Olá amigos!...

Criei esse blog com o intuito de postar umas coisas legais especialmente para vocês...
Segue a primeira conforme combinamos em sala.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 1º BIMESTRE

Olá amiguinhos do 8º ano. Nesse vídeo o narrador, Sr. Espírito, convida o Pato Donald para uma jornada pelo maravilhoso mundo da matemática. Você está convidado a assistir Ao vídeo e, a partir daí, responder aos questionamentos dessa ficha.
VÍDEO: Donald no País da Matemágica

FICHA DE TRABALHO
1. No início do vídeo o personagem principal não compreende onde se encontra. Que local é este? O que causa tanta estranheza?
2. 2 – A fala que informa o valor de “pi” é finalizada por “etcetera, etcetera, etcetera”. Por que?
3 - Qual a relação entre a matemática e a música?
4 – Qual é a figura contida infinitas vezes no Partenon e tão admirada pelos gregos por sua perfeição? Ela esta presente, ainda, no mundo de hoje? Exemplifique.
5 – Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos, o pato Donald acaba embutido numa figura geométrica. Que figura é esta? 
6 – Pitágoras disse: “Tudo está organizado de acordo com os números e as formas matemáticas”. Na natureza, também, há matemática? E nas artes? Justifique.
7 –  O jogo de xadrez tem relação com a Matemática desde os movimentos nos tabuleiros. E o jogo de bilhar, basquete, amarelinha, futebol, também têm alguma relação com a matemática? Cite 2 exemplos, detalhando.
8 – No vídeo, propõe-se um jogo mental com círculos e triângulos. Ao girar o círculo, que é uma figura geométrica plana, obtém-se uma figura geométrica espacial. Que figura é esta?
9 – Todos os instrumentos óticos, como microscópio, binóculos e câmeras fotográficas, por exemplo, são criados matematicamente. Seccionando-se o topo da esfera, o que se obtém? 
10 – A mente é capaz de criar coisas fantásticas. No vídeo, quando o triângulo é girado, qual figura tridimensional é obtida?

“A matemática é o alfabeto pelo qual Deus escreveu o universo”    [Galileu]

A mente não oferece limites quando bem utilizada, pois só na mente podemos conceber o infinito. O pensamento matemático abriu as portas das descobertas cientificas. Os segredos sem fronteiras das ciências estão trancados, aguardando serem descobertos por mentes curiosas e questionadoras. Arrisque-se!

BOM TRABALHO A TODOS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário